Com a chegada do Covid-19 no Brasil, em especial em Pernambuco, a rotina dos cidadãos mudaram totalmente. De acordo com uma pesquisa que realizamos em bairros no Recife uma grande parte dos imóveis  não  tem um seguro residencial,como também a resistência por parte dos locatários e proprietários  dos imóveis de fazer o seguro. Lembramos que para os contratos de locação cabe ao corretor de imóveis, informar tanto ao proprietário como ao Inquilino na mediação da locação a contratação do Seguro de incêndio , porém tudo respeitando o artigo 22 do capitulo 08 da Lei 8.245/9 – Lei do Inquilinato. Ressaltamos que  o seguro de incêndio é obrigatório , porém quem vai pagar o seguro será definido entre as partes do contrato de locação.

Antes de entrar no contexto do Seguro Residencial vale lembrar que só estão habilitados a vender seguros no Brasil os corretores de seguros que tem o registro da Susep – Superintendência de Seguros Privados, profissionais preparados para ser o elo de ligação com o consumidor e as seguradoras que fornecem os seguros de vários ramos.

Como o objetivo aqui é o Seguro Residencial,  existem diversos tipos  disponíveis no mercado. Alguns mais completos outros mais acessíveis e limitados. Mas, independentemente de qual seja a escolha, é importante ter uma apólice deste tipo de serviço para manter o imóvel  seguro e ter mais comodidade no caso em casos emergenciais.

Apesar da grande maioria das pessoas acharem que o seguro residencial é oneroso  devido o valor elevado do bem imóvel , passam a comparar  com o valor de um seguro de  automóvel, porém na prática a realidade é totalmente diferente, quando colocamos na ponta do lápis,  fica claro que o valor é muito mais conta  para proteger um bem muito mais valioso do que um automóvel, além dos benefícios  oferecidos, é possível perceber mais facilmente a importância do seguro residencial, onde oferecem serviços de assistência 24 horas como também os benefícios da assistência de  linha branca  (máquina de lavar, fogão, geladeira, microondas, e outros)

Os seguros mais simples e, conseqüentemente, mais acessíveis oferecem coberturas que resguardam o seu imóvel — e tudo o que estiver dentro dele — contra incêndios, explosões e queda de raios. Trata-se do básico.

Quando a apólice é mais completa, o segurado pode ter acesso a serviços que facilitam muito o seu dia a dia. O serviço pode contemplar, por exemplo, visitas de eletricistas e encanadores. Algumas apólices cobrem até a troca de peças, como resistências de chuveiros elétricos e lâmpadas, fixação de cortinhas, quadros e assistência pet shop.

As melhores e mais completas coberturas, além de oferecerem profissionais para os problemas diários, como vazamentos e chaveiro 24 horas, também incluem reparos ou ressarcimento de danos causados pela eletricidade, por vendavais ou chuvas fortes e até pelo impacto de automóveis e a queda de aeronaves. Além destas coberturas, existe uma de responsabilidade civil familiar, que cobre danos causados involuntariamente pelo segurado, como a infiltração do apartamento ou a quebra de uma vidraça.

Ressaltamos que todos os serviços são resolvidos através do 0800 ou nos aplicativos do seu celular, contando sempre com uma central de atendimento 24h para atender os segurados nos momentos adversos.

Por tanto na hora de comprar um imóvel, alugar um imóvel proteja sem bem com o Seguro Residencial e tenha uma economia com os serviços prestados ao longo do ano, além de contar com a garantia das seguradoras que são aprovadas e fiscalizadas pela Susep – Superintendência de Seguros Privados.